Como funcionam as traduções especializadas de acordo com as profissões?

A tradução de literatura acadêmica e técnica é fundamental para o desenvolvimento educacional e profissional para países como o Brasil que, em relação aos Estados Unidos e a alguns países da Europa, ainda não dispõe de pesquisa e tecnologia de ponta em diversas áreas do conhecimento.

Estes materiais oferecem informações de cunho técnico e trazem, em seu conteúdo, palavras e expressões específicas de sua área de atuação.

Falemos de livros de Medicina, por exemplo: você já imaginou a complexidade do vocabulário usado num compêndio dessa natureza? Até os livros de Medicina escritos em português são de difícil leitura para quem não é médico, e num idioma diferente, isso é mil vezes mais complexo.

Para que livros assim sejam traduzidos da forma correta, é imprescindível que o tradutor tenha conhecimento do assunto trabalhado. Não raro, médicos e estudantes de medicina colaboram ativamente com estas traduções, prestando consultoria a tradutores profissionais e tarimbados no assunto.

O mesmo é válido para mídias de outras áreas de conhecimento mais técnico, como livros, filmes, documentários e reportagens de Direito, Engenharia, Arquitetura, entre outros. É imprescindível que o tradutor conheça os termos técnicos e os traduza de forma precisa para não haver erros de interpretação e contextualização.

Para garantir que o material de sua empresa tenha o tratamento mais correto e assertivo possível, é necessário investir em serviços de tradução profissional. Falar um idioma de forma coloquial permite que o indivíduo se comunique numa viagem, leia um romance, assista a um filme sem legendas. Mas é necessário uma compreensão muito maior do idioma em questão para que uma tradução seja considerada profissional: o bom tradutor estuda, pesquisa, se atualiza e investe na sua atualização profissional.

Conheça nosso site em profundidade e veja como trabalhamos e em quais países estabelecemos parcerias sólidas para garantir os serviços mais competentes de tradução de documentos simples e técnicos: www.pazetti.com.br

 

Quer acompanhar as novidades do nosso blog?

Cadastre-se em nossa Newsletter.